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ZUMBA FITNESS- PARTE 2


         Em um texto anterior eu escrevi um breve resumo sobre o que é o zumba fitness e as vantagens de se praticar, porém agora eu vou aprofundar-me mais um pouco sobre o assunto, como praticante há mais de 12 meses e ainda tendo aprendido com um dançarino/mestre capoeirista Luciano Vieira dos Santos(Torneiro) de tirar o chapéu, hoje vejo os benefícios, na qualidade de vida e no espelho.
      Vou começar explicando que o capitalismo não deixou escapar nem as danças nativas que também serviam para entreter e animar as pessoas há anos. Como assim capitalismo? Vou explicar, o zumba que é uma mistura de ritmos latinos, afro e egípcios dançados com movimentos repetitivos de força, para fazer exercícios físicos de forma lúdicas, como são ritmos que já existiam e não é de propriedade de ninguém, é um patrimônio cultural, mas como Zumba Fitness é uma marca registrada, que foi patenteado por Alberto Pérez(Beto) então um professor/instrutor de zumba precisa além de ser um dançarino, formado em fisioterapia ou educação física, tem também que ser registrado. “OK”  Realmente precisa mesmo de muito controle em algo que mexe com o corpo, órgãos, respiração e até a mente. Vamos combinar que Beto Perez foi um emergente e empreendedor, além de ter juntado o óbvio, pegado o que cada música tem de melhor, para nos ajudar com o benefícios, para quem praticar.
           Então a partir de agora vou chamar minha atividade física de: Ginásticas com danças latinas:
Características que pesquisei e senti em 1 ano de prática:

·         Perder até 1000kg/kal estima-se 3kg por mês em uma hora de dança 2 vezes por semana-60 minutos-praticamente 20 músicas;
·         Os principais ritmos: salsa, merengue, rumba, mambo, danças egípcias, lambada, axé, arrocha, forró, kizomba; kuduro; samba; ballet e samba.
·         Mistura artes maciais; Capoeiras, Box entre outros;
·         Equilíbrio, coordenação motora global e força física: alguns passos devemos nos equilibrar colocando o peso do corpo todo sempre sobre uma perna e intercalar para trabalhar o corpo por igual.
·         Memória: lembrar dos passos de cada música, ritmo e sequências entre os passos;
·         Resistência: é dançado as 1 hs de relógio sem pausa, cada aluno dependendo da sua necessidade pode dar um pequeno tempo de 30 segundos para beber uma água e voltar a dançar;
·         Respiração: Danças e movimentos aeróbicos;
·         Músculos: pernas, glúteos, abdômen, panturrilhas;
·         Órgãos:  Coração, pulmão;
·         Não tem idade para começar e nem para parar;
·         Não tem classe social, gordo ou magro, homem ou mulher (porém é mais procurado por mulheres);
·         Pode ser considerado uma dança afrodisíaca, talvez pelo questão da dança do ventre (não comprovado cientificamente);
·         Anti stress: é a atividade mais antidepressiva da atualidade;
·         Melhora autoestima: Relatadas  entre as participantes mais idosas e casadas de sensação de autoconfiança;
·         Coluna: Movimentos de ombros e braços na dança que alongam e soltam a coluna;
movimentando todos os ossos do corpo, alguns passos exclusivos para alongar e exercitar a coluna, aliviando dores, desmanchando tender pointer pela liberação da adrenalina;
·         Função lúdica: É o poder que músicas exercem sobre nosso cérebro e corpo de tornar menos pesado e difícil algumas atividades e ao contrário, tornasse prazeroso;
·         Interação entre as participantes ou seja o entrosamento de várias gerações em um lugar para liberar suas frustrações da rotina diária;
·         Sensação de superar desafios, matar a vontade lá da infância de dançar ou até mesmo quem nunca dançou por: (vergonha, falta de oportunidade e dificuldades de coordenação motora ou só por imposição da própria cabeça), vir a dançar;
·         Contra indicado para grávidas em qualquer momento de gestação;

Principais movimentos vistos no zumba fitness:
1-Pernas abertas, agachamento de pelo menos 90 graus,
2-Mãos maior parte do tempo esticadas;
3- Pés em paralelos;
4- A mudança de passos sempre começa pela esquerda;
5-Tentar fazer todos os passos com a maior empolgação possível, não esquecendo de se hidratar e fazer toda a respiração possível;

6- Usar roupas confortáveis, um sutiã com alças reforçadas; 
7-  Tênis como bons amortecedores.

Segui alguns vídeos da ginásticas com ritmos:

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