Instagram segue lá: @daleonilde

Como se preparar para a maratona do enem não te vencer pelo cansaço!



Se você não estudou nada


A primeira vez que eu fiz Enem, foi em 20.., nessa época, a prova era só um tipo de medição do ensino médio. Uma analise estatística do governo na época, mas servia também para você ter uma ideia, de como estava seu nível antes de fazer um vestibular, nessa época também, não tinhas as opções presenciais, como hoje, era todas aulas presenciais e particulares. Antes de eu fazer a minha primeira prova do Enem, eu consegui uma prova do meu professor de 1997, resolvi refazê-la, para ter uma ideia se eu iria dar conta da prova, pois bem, eu que me considerava CDF, fiquei simplesmente chocada. Demorei uma tarde para resolver uma questão. Caramba!!!! foi aí que me dei conta, essa prova vai me cansar, não gosto de deixar nenhuma questão em branco, ficava tentando raciocinar e entender a questão. (Tenho o terrível hábito de sempre querer matar a charada). 
faltando pouco tempo, como analista de tudo que sou, separei algumas coisas que na época eram exagerado e hoje ainda é. 

O Enunciado: Quem inventou o enunciado do Enem. Por Favor!!! O que é enunciado? uma coisa que vem antes de alguma pergunta? Se vem antes, ela não deveria vir preparando a pessoa para ajudar a matar a charada, o x da questão?

Minha Expectativa, quando vejo um enunciado do enem:  

11) O Brasil é um pais que está localizado bem na faixa equatorial do globo terrestre. Responda as alternativas corretas:
a) Não tem estações definidas;
b) Quando está quente nos trópicos, normalmente faz frio na amazônia;
c) Quando é inverno no sul do pais é outono no nordeste;
d) Temos apenas um fuso horário em todo pais;
e)  NDA;

Observe: Enunciado curto, claro e que ajuda a explicar a questão. Quem conhece um pouco de geografia, sabe que equatorial, ou faixa do equador, passa por cima da amazonia, deixa sem estações definidas, como verão e inverno, primavera e outono, além de que deixa o pais com clima tropical, quente na maior parte do pais, (NÃO VOU ENTRAR NO MÉRITO DA QUESTÃO)

REALIDADE DE ENUNCIADO DO ENEM:

Enem 2009 - Questão 90
As áreas do planalto do cerrado – como a chapada dos Guimarães, a serra de Tapirapuã e a serra dos Parecis, no Mato Grosso, com altitudes que variam de 400 m a 800 m – são importantes para a planície pantaneira mato-grossense (com altitude média inferior a 200 m), no que se refere à manutenção do nível de água, sobretudo durante a estiagem. Nas cheias, a inundação ocorre em função da alta pluviosidade nas cabeceiras dos rios, do afloramento de lençóis freáticos e da baixa declividade do relevo, entre outros fatores. Durante a estiagem, a grande biodiversidade é assegurada pelas águas da calha dos principais rios, cujo volume tem diminuído, principalmente nas cabeceiras.
Cabeceiras ameaçadas. 
Ciência Hoje. Rio de Janeiro: SBPC. Vol. 42, jun. 2008 (adaptado). 
A medida mais eficaz a ser tomada, visando à conservação e à preservação de sua grande biodiversidade, é a conscientização da sociedade e a organização de movimentos sociais que exijam:
a) Os parques ecológicos na área do pantanal mato-grossense são importante ponto turísticos.
b) A proibição do pesque e pague já ameaçam a biodiversidade.
c) O aumento das pastagens é a responsabilidade das gramíneas, que por elas evitam a erosão do solo.
d) O controle do desmatamento nas nascentes dos rios responsáveis pelo nível das águas pluviais durante o período de cheias.
e) A construção de lar para idoso, para que o nível das águas dos rios seja mantido, sobretudo na estiagem, sem prejudicar os ecossistemas.

Conclusão: Quem escreve os enunciados do enem, faz com o objetivo de cansar você, alias não é só o enunciado não, tudo no enem, é para te cansar!
Pense Comigo: Uma prova densa, com enunciados gigantes, que muitas vezes não tem haver com a pergunta, mas, te cansa, te faz sentir um retardado por não conseguir ver como aquilo te ajuda a responder a questão. O horário da prova pleno meio dia, num pais quente como o nosso, onde 90% dos concursos são pela manhã, que na minha opinião é quando você tá com a mente fresca e etc. 
Não preciso, nem comentar né? Mas não vamos generalizar, vai que você não lé os enunciados e precisem dele. 

Não vou escrever um texto, falando para você não lé o enunciado, que com isso você vai passar no Enem, não de forma nenhuma. Minha proposta é, que você deve treinar como fazer essa prova com todas as suas especificidades, com tempo, calma e paciência, então vou te dar umas dicas:

1- Pegue provas anteriores do Enem, para se acostumar com a linguagem (essa dica é válida para qualquer concurso);
2- Simule o dia da prova umas 5 vezes antes da prova: (faça de conta que está na sala no dia da prova) Esse eu considero um exercício de resistência, pegue provas dos 3 últimos anos do Enem e simule o tempo necessário para terminar a prova com o relógio do lado. Se você não tem costume de ler, a leitura(paciência) será seu maior desafio, separe uma garrafinha de água, para ser mais real senti-se até em uma cadeira desconfortável(rs). Minha proposta é acostume seu organismo ao desgaste físico e psíquico que o Enem vai lhe exigir.
3- Assista jornais (isso não é novidade) Mas fique de olho nas siglas: OMC, PAC, FMI, BIRD, G-20, BRICS E O MIST-(Novos Emergentes- México, Indonésia, Córeia do sul e Turquia);
4- Visite o local da prova antes, deixe o material preparado, lápis, caneta trasparente e etc..
5- Leia o edital do enem, para saber direito sobre o que pode levar ou não, não pergunte para o colega, tenha coragem e vá ler;
6- Vista roupas confortáveis, não vá preocupado em causar, vá preocupado em se sair bem, pois é só uma vez no ano, portanto tenha foco!!!!!! Vê e ser visto, não vai faltar oportunidade;
7- Não marque nenhum compromisso para depois do Enem, para não ficar preocupado e querer entregar a prova rápido. Por experiência própria, fique o tempo que for preciso, para fazer a prova, observe que ninguém com cara de cdf é o primeiro a entregar;
8- Se tiver sono ou algum cansaço físico, pare e beba água ou ainda peça para ir ao banheiro se movimente para diminuir o marasmo, que sei que aparece nessas horas;
9- Redação: acho que eu deveria ter feito um tópico só sobre tema de redação do enem, minha opinião: Nada Haver!!! Você fica ligado em todo o conteúdo do jornal, seu cursinho/escola passa mais 150 temas possíveis e?????? Não cai nada!! por que mais uma vez não sei de onde aparece a isnpiração para fazer os temas, ou se são sorteados, não tem lógica um tema só, para todo o Pais, como a fragilidade de interpretação de texto que temos em nossas escolas publicas. Então, não estudo só tema, estude a forma do bolo para poder se dar bem em qualquer redação, ja foi informado em outros anos que não vai ser aceito certas "criatividades" nas redações, então bora buscar macetes na rede, muitas dicas boas (introdução, desenvolvimento e conclusão)!!!!

Então, boa sorte!!!!
 Estou torcendo para você, se leu o texto até o fim é porque está muito focado e merece fazer uma boa prova!


© Blog Minha Moda eu Mesma Faço -2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Mary Design Layouts Personalizados.
Tecnologia do Blogger.